sábado, 31 de outubro de 2009

quase 5 séculos de história

A Ponte de Mucela é já referida em escrito de 1540 do Padre Francisco Álvares sobre o “garimpo” de ouro nas areias do Rio Alva, prática que se alongou até meados do século XX e que terá sido suspensa provavelmente por ter deixado de ser rentável.


Era atravessada pela Estrada Real n.º7, que ligava Tomar às Beiras e de que ainda se encontram vestígios, com uma ponte bastante mais baixa e frágil do que a actual e ligeiramente a jusante. Actualmente a estrada é denominada E.N. n.º17 - a famosa Estrada da Beira - tendo a actual ponte, com o piso original em calçada, sido beneficiada em 1994.

Dependendo administrativamente dos concelhos de Arganil e de Vila Nova de Poiares, com o Rio Alva como a fronteira natural, a Ponte de Mucela sofre de todos os inconvenientes desta pertença múltipla, de que é exemplo o estado de sujidade do rio e suas margens.

3 comentários:

  1. Em relação a antiga ponte a jusante da actual,foi-me dito pelo meu Pai, que há anos atrás , antes da existência da barragem e quando a agua seguia limpa, da actual ponte junto ao casa do Zé António Lucas, era possível ver algumas pedras dessa antiga ponte.

    ResponderEliminar
  2. Parabens aos mentores do Blogue da Ponte da Mucela.
    Como bloguistas dedicado, acompanho as noticias e os blogs das nossas terras contribuindo com textos e comentarios.
    Manter um blogue é um trabalho paciente e dedicado.
    Vão ver que não custa nada. Ha sempre coisas para se dizerem e recordar.
    Sugiro que criem um endereço de email agregado ao blogue, pois permite uma interacção com quem vos queira contactar e mandar " material" para ser trabalhado quer de textos quer de fotos.
    A nossa experiência no Blogue da Moura Morta permite-nos ter esta opinião.
    vamos a isso? Contem com a nossa ajuda se assim o necessitarem.
    Um abraço
    Alvaro da Vinha

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa de dar voz à nossa bela Ponte de Mucela através deste blogue.

    Persistência, que muito há a fazer por terra com tão grande potêncial turístico.

    Um abraço,

    ResponderEliminar