sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Por lembrança que nos foi remetida, estamos a recolher mais referências sobre os reverendos padres Eduardo e Costa que a seu tempo também contribuíram para a projecção da Ponte de Mucela e que, lamentavelmente, ainda não referimos.

6 comentários:

  1. No lugar da Ponte da Mucela, aquando da abertura dos caboucos da casa do Prior Eduardo Augusto Rodrigues no início do séc.
    XX, encontraram-se alguns morabitinos de ouro dum dos reis sanchos. Não longe foram achadas mós manuais atestando a antiguidade da povoação, cujo povo afirma ainda existirem vestígios da antiga via romana. António Nogueira Gonçalves.

    ResponderEliminar
  2. Argumentava a Comissão Paroquial em acta de 22 de Setembro de 1912: “[o Prior Eduardo Augusto Rodrigues] é respeitador das leis da Republica emvora vagamente possa ter constado a V.ª. Ex.ª o contrario, é dotado de um espírito reconhecidamente liberal como tem provado em todos os actos da sua vida publica e nomeadamente por ocasião da vinda a este concelho do falecido rei Carlos no tempo da ditadura franquista em que como presidente presidiu uma alocução cheia de patriotismo e liberalismo o que lhe valeu elogiosas referências do grande Publicista João Chaga”. Livro de Actas das Sessões da Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça"

    ResponderEliminar
  3. O Prior Eduardo Augusto Rodrigues, pároco da freguesia de S. Martinho e natural da Ponte da Mucela, foi presidente da Câmara Municipal de Arganil desde 2 de Janeiro de 1905 até 30 de Novembro de 1908. Livro de Actas das Sessões da Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça

    ResponderEliminar
  4. A freguesia de S. Martinho da Cortiça não tinha estado sempre dependente do partido médico de S. Pedro de Alva. Inicialmente, foi
    sede de um partido médico, criado por proposta em sessão de câmara do pároco da freguesia de S. Martinho da Cortiça e presidente da Câmara Municipal de Arganil, o Prior Eduardo Augusto Rodrigues. Livro das Actas das Sessões de Câmara do Concelho de Arganil.

    ResponderEliminar
  5. Merece um pequeno comentario a atribuição da naturalidade do Prior Eduardo Augusto Rodrigues.
    O Prior Eduardo nasceu na Moura Morta ao Cimo da Rua e foi levado para estudar em miudo para o Piodão. Daí mais tarde foi para o Seminario em Coimbra.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro,

    a minha fonte (a minha falecida avó, Elvira Ferreira de Frias, da Portelinha) deu-me efectivamente nota de que o padre Eduardo Augusto Rodrigues terá nascido na Ponte da Mucela.

    Venho a descobrir agora essa parte da biografia de tão ilustre personalidade desta freguesia de S. Martinho da Cortiça, o nascimento na Moura Morta.

    Mas relembro que à data, também a Moura Morta pertencia à freguesia de S. Martinho da Cortiça, sendo que apenas foi anexada à freguesia das Lavegadas em 1898 (apesar de, para efeitos eclesiásticos, a esta já pertencer desde o séc.XVIII).

    O Prior Eduardo Augusto Rodrigues foi prior da freguesia de S. Martinho desde 1898, não tenho agora presente até que ano, tendo sido presidente da Junta da Paróquia desde 1899 até à implantação da República em 1910.
    Foi Presidente da Câmara Municipal de Arganil desde 1905 até 1908.

    Portanto, corrigo a minha afirmação: "pároco da freguesia de S. Martinho e natural da Moura Morta, na altura da freguesia de S. Martinho da Cortiça"...

    ResponderEliminar